quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A capa sobre o teto

Quantas vezes forem necessárias irei reafirmar o que dissera. Quantas vezes foram necessárias irei corrigir o que dissera. Porque não há verdade absoluta, não existe padrões fixados em forma de lei, se nos referimos ao viver. Porque somos seres humanos, pensantes, portanto atuantes. E quem atua procura fazer de sua melhor forma. Assim eu faço quando eu quero.

Pergunto a mim e a quem souber responder qual o objetivo das pessoas que mantém capa transparente sobre o teto de vidro de suas próprias vidas. Hipócritas, cheios de falácias. Ignorantes que escurecem corações a cada maledicência proferida. Falta de amigos? Talvez de mais emoção na vida. Desilusão? Não. Comodismo. Falta de amor.

Companheirismo, solidariedade... Humanidade, humildade.


Penso que enquanto não desenraizarmos os preconceitos que nos sugam a vitalidade, jamais seremos dignos de andar de cabeça erguida, como muitos o fazem e, achando pouco, ainda proferem mentiras da mais baixa estirpe: "eu sou um homem com agá maiúsculo".

A inteligência talvez seja o dom que mais precise ser gerenciado, pois se vou em busca de mais conhecimentos, mais dúvidas me chegam; mais ignorante se torna quem está ao meu redor; soberbo poderei me tornar; louco poderei me tornar. É perigoso, uma faca de dois gumes. 

Diverti-me quando ouvi num programa de humor: "ser inteligente dói, me deixem ser burra". Muito eu ri.

Se sois burra ou burro, não sei. Mas pelo menos tenha o mínimo de noção e aprenda a identificar aquilo que é bom pra você e, principalmente, para aqueles que você quer bem. 

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Sobre o que é o amor. Sobre o quê? Eu nem sei quem sou.



2 comentários:

  1. Existe outras maneiras de ser uma pessoa melhor .. suas virtudes sao completamentes eerradas..

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, obrigado pela atenção. Minhas virtudes estão repletas de vícios: vício de leitura, de teimosia, de sorrir a toa, de amar estar ao lado de meus amigos, de ser inconstante. Completamente errado? O que seria completamente certo? Você vive em linha reta? Sinto muito, mas não quero viver suas virtudes, deixe-me com as minhas.

    ResponderExcluir