quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Estudo: Hora da Provação

Salmos 141 e 142 
Hino de Davi, quando estava na caverna. Oração.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se
arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?"

"Minha voz lança um grande brado ao Senhor, em alta voz imploro ao Senhor. Ponho diante dele a minha inquietação, eu lhe exponho toda a minha angústia. Na hora em que meu espírito desfalece, vós conheceis o meu caminho. Na senda em que ando, ocultaram-me um laço. Olho para a direita e vejo: não há ninguém que cuide de mim. Não existe para mim um refúgio, ninguém que se interesse pela minha vida. Eu vos chamo, Senhor, vós sois meu refúgio, meu quinhão na terra dos vivos. Atendei ao meu clamor, porque estou numa extrema miséria. Livrai-me daqueles que me perseguem, porque são mais fortes do que eu. Tirai-me desta prisão, para que possa agradecer ao vosso nome. Os justos virão rodear-me, quando me tiverdes feito este benefício." 

Brado: Clamor.
Angústia: Sofrimento, ansiedade, aflição, agonia.
Desfalecer: Enfraquecer.
Senda: Caminho estreito.
Laço: Aliança ou Armadilha.

Pesar, aflição e angústia

Senhor, ouvi a minha oração; pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, atendei-me em nome de vossa justiça. Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de vós. O inimigo trama contra a minha vida, ele me prostrou por terra; relegou-me para as trevas com os mortos. Desfalece-me o espírito dentro de mim, gela-me no peito o coração. Lembro-me dos dias de outrora, penso em tudo aquilo que fizestes, reflito nas obras de vossas mãos. Estendo para vós os braços; minha alma, como terra árida, tem sede de vós. Apressai-vos em me atender, Senhor, pois estou a ponto de desfalecer. Não me oculteis a vossa face, para que não me torne como os que descem à sepultura. Fazei-me sentir, logo, vossa bondade, porque ponho em vós a minha confiança.

 Mostrai-me o caminho que devo seguir, porque é para vós que se eleva a minha alma. Livrai-me, Senhor, de meus inimigos, porque é em vós que ponho a minha esperança. Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto. Por amor de vosso nome, Senhor, conservai-me a vida; em nome de vossa clemência, livrai minha alma de suas angústias. Pela vossa bondade, destruí meus inimigos e exterminai todos os que me oprimem, pois sou vosso servo. 

Oração: Súplica, discurso, sermão, reza.
Justiça: A virtude de dar a cada um o que é seu.
Juízo: Ato de julgar.
Relegar: Banir.
Confiança: Segurança íntima de procedimento; Segurança de alguma coisa verdadeira; Fé.
Esperança: Esperar o que se deseja; Expectativa; Fé em conseguir o que se deseja.
Clemência: Disposição para perdoar. 

Fé: Crença religiosa; Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto; A primeira das virtudes teologais: adesão e aprovação pessoal a Deus e seus desígnios; Firmeza na execução duma promessa ou compromisso; Crença, confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário